CHÁS DE A a Z


A
ABACATEIRO – Diurético. Use sempre folhas secas para fazer o chá, já que as verdes aumentam as palpitações cardíacas. O caroço da fruta ralado quando colocado no álcool ajuda no combate ao reumatismo.

ABACAXI – Favorece a digestão, limpa o fígado, além de ser útil nas doenças respiratórias. A casca batida com água no liquidificador fornece um excelente suco para os rins e bexiga, funciona como diurético.

ABÓBORA – As sementes torradas e moídas combatem as lombrigas e solitária. As folhas e flores maceradas servem para os rins, queimaduras e dor de ouvido. Para combater a febre utilize o cabinho da abóbora, ele também é diurético.

AÇAFRÃO – O chá de suas flores é usado como sedativo contra asma e bronquite. A raiz é diurética, digestiva e acelera a circulação.

AGONIADA – As folhas, em infusão são utilizadas no tratamento contra a asma, cólicas menstruais e febres intermitentes.

AGRIÃO – Deve ser usado em saladas para não perder seu valor nutritivo. É depurativo sanguíneo e remove cálculos renais e do fígado.

AIPO - A raiz combate a febre retenção de urina e gases. Na salada alivia os males do útero. O chá das folhas é bom para a voz e asma.

ALCACHOFRA – Combate reumatismo, febres, distúrbios hepáticos e digestivos. É diurético e elimina o ácido úrico.

ALCAÇUZ - Combate as inflamações do ventre e das vias urinárias. A raiz é laxativa, diurética, calmante e expectorante.

ALECRIM – Atua no combate aos gases intestinais, indigestão, e menstruações irregulares. É calmante.

ALFAVACA – O chá feito com as folhas e sementes é diurético e estimulante. Pode aliviar as aftas, angina e estômago além de eliminar a areia dos rins.

ALFAZEMA – O chá é regulador menstrual. Combate asma, inflamação do fígado, corrimento, dores de cabeça, câimbras e gases.

ALGODOEIRO – O chá é utilizado no combate de catarros, diarreia e disenteria.

AMEIXA PRETA – Ótimo laxante e melhora o apetite e auxilia no combate da azia.

AMORA - Auxilia nos tratamentos contra dores de cabeça frequentes, insônia, alterações de libido, depressão e enfermidades nos rins e no fígado.

AMOR PERFEITO – Depurativo do sangue. È indicado contra as inflamações cutâneas, herpes e doenças relacionadas ao sangue.

ANGÉLICA - O chá da raiz desta planta é utilizado no combate a bronquite, digestões difíceis, enfermidades do peito, garganta, pulmões, fígado, rins, bexiga, gases e vômito.

ANIL – Utilizado no combate contra a epilepsia e a icterícia, além de ser diurético e estomacal.

ANIS – Combate os gases do estômago e do intestino, favorecendo a ação digestiva. O chá funciona, também, para acalmar as cólicas dos recém-nascidos e combater azias.

ANIZ ESTRELADO - Relaxante, combate a insônia e gases.

AROEIRA – O chá desta planta é usado contra a distensão dos tendões, artrite, reumatismo, fraqueza dos órgãos digestivos e tumores. É bom para combater febres, dor ciática e sífilis.

ARTEMISIA – As folhas, flores e raízes são indicadas no tratamento do sistema nervoso, anemia, fraquezas em geral, diarreia, debilidades do estômago, icterícia, lombrigas, menstruação deficiente, e de grande eficácia nos casos de epilepsia, por amenizar as convulsões.

ASSA-PEIXE – O chá é indicado contra gripe, tosses, bronquites e hemorroidas.

AZEDEIRA – É um bom remédio para a asma.


B
BARDANA – Diurético e depurativo, atuando contra as moléstias da pele. Usa-se o chá de suas flores e folhas.

BEGÔNIA – Faz-se chá, de toda a planta, que é bom para as inflamações das vias urinárias.  

BERGAMOTA – Seu chá é digestivo e calmante. O suco das sementes, esmagadas em água, abaixa a pressão.

BERINJELA – O chá de suas folhas aumenta a urina, eliminando os cálculos da bexiga.

BOLDO – Facilita a secreção biliar e evita a prisão de ventre e protege o fígado.

BOLDO DO CHILE – Indicado contra as infecções e cálculos do fígado, prisão de ventre, gases intestinais, digestão difícil e febres.

BUCHINHA DO NORTE – Seu chá é purgativo e expectorante, também usado contra a sinusite.



C
CAPIM CIDREIRA - Combate os gases intestinais e as infecções das vias urinárias,

CAMBARÁ - O chá de suas flores, folhas e cascas combate febres e perturbações digestivas.

CAMBOATÁ - Indicado nos males do fígado, bexiga e estômago, tomando-se o chá das folhas após as refeições.

CAMBUÍ (Acácia - Angico Branco) - Para as vias respiratórias, nas infecções pulmonares, bronquites, tosses, faringites e asma. Ajuda também na expectoração do catarro.

CAMOMILA - Pertubações estomacais em geral, diarreia, náuseas, inflamações das vias urinárias, falta de apetite, cólicas, doenças do útero e ovário.


CARQUEJA DOCE - Hepatoprotetora, é digestiva, diurética e emagrecedora. 


CAVALINHA - É diurético, combate o ácido úrico, ajuda na boa circulação, combate a hipertensão e doenças dos rins.


CHÁ BRANCO - Previne o câncer, ação anti-inflamatória, previne doenças degenerativas cerebrais e controla colesterol. 

CHÁ DA ÍNDIA - Elimina gordura, estimulador dos rins e digestivo.

CHÁ DE BUGRE - Contra a obesidade, combate inchaço, é estimulante da circulação, baixa a pressão e age contra o reumatismo e sífilis.

CHAPÉU DE COURO - Combate o ácido úrico, artrite, dermatoses, edemas, gota, nevralgia e reumatismo.


CHÁ VERDE - Ajuda a emagrecer, proteger as células do organismo, retardar o envelhecimento celular, combate o colesterol, previne doenças do coração e ajuda a prevenir vários tipos de câncer.

CIPÓ CHUMBO - Toda planta pode ser utilizada em forma de chá. É excelente adstringente e diurético, usado nas bronquites, tosses e catarros.

CORDÃO-DE-FRADE - Suas folhas e talos usadas em forma de chá, são boas para combater a asma, o ácido úrico e o reumatismo.

COTÓ-COTÓ - O chá preparado com a raiz e a casca desta planta é bom para combater as infecções das bexigas e das vias urinárias, diarreia, gota e reumatismo.

CURRALEIRA (Alcanforeira) - O chá das folhas e raiz é boa para tratar as infecções sífiliticas, cancros venérios, erupções da pele e úlceras.



E
ENDRO - Para cólicas, arrotos, flatulências e hiperacidez. estomacal, usa-se as sementes em infusão.

ERVA CIDREIRA - Contra doenças do estômago, nervos, insônia, dores, desmaios, resfriados, gases, epilepsia, enxaquecas, má circulação do sangue e vertigens. Muito utilizada como calmante.

ERVA DOCE - Usado contra cólicas e para eliminar gases intestinais.

ERVA MATE - Reanima as forças corporais, cerebrais, contra o cansaço e ativa a circulação.

ERVA MOURA - O chá de suas folhas é bom para lavar as partes inflamadas, irritadas ou dolorosas.

ESPINHEIRA SANTA - Cicatrizante e desinfetante. Bom para os rins pois acalma as dores e neutraliza o ácido, nas ulceras e dores de estômago.

F
FIGO - O chá de suas folhas é bom para fazer gargarejos, curar gengivas e diabetes. Ajuda também a eliminar cálculos dos rins e do fígado.

FLOR-DE-CORAL - O cozimento de suas cascas serve para combater as hepatites crônicas e as obstruções do fígado.

FUNCHO - Estimula o apetite, é digestuvo e atua contra os gases. Sua raiz é diurética e faz aumentar o leite materno.

G
GAMELEIRA - O chá feito com a casca desta planta expulsa lombrigas.

GENGIBRE - É excitante, digestivo, combate cólicas, gases, tosses e bronquites.

GERVÃO - Indicado contra as moléstias do estômago e do fígado, febres e prisão de ventre. Lavar a cabeça com o chá facilita a menstruação.

GIRASSOL - Indicado contra resfriados, hemorragia nasal, males do coração, dores do estômago, nervos e contusões.

GUACO - Indicado contra reumatismo, febres, gota e sífilis.

GUAIACO - O cozimento de suas cascas e talos, é indicado contra as inflamações de pele, asma, bronquite, catarros crônicos, gota, gripes, reumatismo e sífilis.

GUAXUMA - O chá de sua raiz é indicado nos casos de urina presa, tosse e bronquite. É vermifuga, faz baixar a pressão, atua contra a indigestão e amarelão.

GUINÉ - Contra as doenças da cabeça, da vista e contra a falta de memória. É bom para tratar reumatismos, paralisia e nervos. O chá de sua raiz alivia as dores de dente.


H 
HIBISCO - Com ação antioxidante, anti-inflamatória e diurética, o chá da flor, elimina toxinas, ajuda no controle do colesterol e eliminar gordura. Tem efeito preventivo contra o câncer, envelhecimento precoce e doenças cardiovasculares.

HORTELà- Estimulante e tônico, indicado contra a prisão de ventre, cólicas intestinais, digestão difícil, flatulências, vermes, cálculos biliares, icterícia e reumatismo.

I
INHAME ROXO - O chá de toda a planta é recomendado para combater herpes e quaisquer outras dermatoses.

IPECACUANHA - O cozimento da raiz é expectorante e um bom remédio contra bronquite, coqueluche e disenteria. MAS ESSE CHÁ DEVE SER TOMADO COM MODERAÇÃO, PORQUE EM GRANDE QUANTIDADE ESTA PLANTA É TÓXICA.

J
JABORANDI - Suas folha e raiz, são empregadas em casos de caxumba, edema pulmonar, hemorragia, bronquite, inflamação do útero, nervos e dores de dente.

JALAPA DO BRASIL - Purgativo, nas paralisias e como depurativo. Nas infecções brônquicas e na coqueluche.

JAMBOLÃO - As cascas são usadas contra a disenteria, hemorragia e corrimento vaginal.

JAPECANGA - Depurativo, anti-reumático e diurético.

JATOBÁ – Adstringente e carminativo. Da casca se extrai um princípio ativo eficaz para tratar cistite aguda ou crônica, próstata, bronquite, tosse e quaisquer dores.

JEQUITIBÁ - O chá das cascas é bom para lavagens vaginais, nos casos de corrimento ou outras doenças do ovário e útero. Indicado também para as infecções da boca, inflamação de garganta, amigdalite, anginas, faringites, fazendo gargarejos com o chá quente.

JUAZEIRO - O chá da casca é eficaz contra febres intermitentes.

JUCÁ - O chá de suas cascas e raiz é bom para tratamento da diabetes. É anti-reumático e bom para infecção pulmonar, asma e tosse.

JURUBEBA - Estimula a secreção biliar, ligada ao tratamento do fígado e do baço. Bom também contra diabetes e é diurético.



L
LARANJEIRA - Suas flores, folhas e cascas são estimulantes tônicas e sudoríficas, indicada nas contrações musculares, indigestão, cólicas, epilepsia e males dos nervos.

LARANJINHA DO MATO - Antifebril, indicado nas dores do estômago e intestino. Combate cólicas menstruais, gases, tonturas e vômitos. É digestivo e limpa o sangue.

LENTILHA-D`ÁGUA - Seu chá é bom diurético, doenças da bexiga e dos rins.

LIMA - O chá das folhas e cascas combate a pressão baixa e as perturbações do estômago.

LIMÃO BRAVO - Nas bronquites, laringites, catarro crônico dos pulmões.

M
MACIEIRA - O chá de suas folhas nutre o baço e o sistema nervoso. Produz um sono calmo e é desinfetante bucal.

MÃE-BOA - Em chás e banhos para curar o reumatismo.

MALVA - Excelente contra catarros de qualquer espécie. Em gargarejos ou inalações contra enfermidades da garganta e ouvido.

MALVÃO - Seu chá evita o câncer.

MANGUE VERMELHO - O cozimento da casca é usado contra diarreias, disenterias e hemorragias.

MANJERICÃO - O cozimento de sua raiz serve para estancar o sangue.

MARACUJÁ - É calmante, age contra dores em geral. Combate a insônia e é diurético.

MARACUJÁ-AÇU - O chá desta planta é recomendado nos casos de alcoolismo crônico, asma, coqueluche, convulsão infantil, diarreia e dor de cabeça.

MARAPUAMA - O chá feito com a raiz é usado em banhos e fricções para tratar paralisias. Ingerido é bom para os casos de gastrointestinal, gripe, impotência, paralisias parciais e reumatismo crônico.

MARAVILHA - O chá feito com as flores e raiz  é bom contra as infecções herpéticas, e leucorreia.

MARIRIÇÓ - Bom contra as cólicas do fígado e inapetência. É depurativo do sangue e laxativo.

MASTRUÇO - Recomendado contra as doenças do peito, bronquite, doenças dos rins e estômago, é diurético e anti-raquitismo.


MELISSA - É cardiotônica, calmante e combate a gastrite crônica. 

MENTRASTO - O chá é indicado contra cólicas, diarreia, flatulência e reumatismo agudo.

MORANGO - A raiz, folhas e frutos são ótimos remédios contra inflamação dos rins, da bexiga e da retenção da urina. É bom para combater a disenteria, azia, gota e reumatismo.

MURURÉ - Depurativo, anti-reumático, tônico e anti-sífilico.



N
NHANDIROBA - Contra as doenças do aparelho digestivo.

NOGUEIRA - Sua raiz combate o reumatismo. Seu chá limpa e fortalece o sangue.

NOZ MOSCADA - Combate as cólicas.

O
ÓLEO VERMELHO - Calmante e expectorante nas infecções das vias respiratórias, bronquites, asma e tosse em geral.

OLIVEIRA - Estimula o apetite e ajuda a baixar a pressão.

P
PACOVÁ – Externamente, o chá das cascas ou sementes, é usado para banhar feridas e para desinflamar inchaços e contusões.

PANACÉIA – Possui indicações para  reumatismo, gonorreia, sífilis e moléstias da pele. Tem propriedades diuréticas.

PARACARI – Indicada contra asma, catarro pulmonar e coqueluche. Externamente cura eczemas.

PARATUDO – Nas cólicas intestinais, indigestões, vômitos e evacuações com sangue.

PARIETÁRIA – Diurético. Empregada contra moléstias inflamatórias, moléstias das vias urinárias, artrite aguda e crônica e males dos rins.

PARIPAROBA – Bom contra febre por ser sudorífica e diurética. Indicado contra resfriados, boa para o fígado, baço, azias, úlcera e hemorroida, além de baixar a pressão.

PARREIRA BRAVA – Nas hidropisias e menstruações dolorosas e nas perturbações estomacais.

PASSIFLORA – Poderoso calmante e sedativo,  que devido sua ação branda, não causa prejuízos a saúde do usuário. Usado também contra insônia e tosses rebeldes.

PATA-DE-VACA (Unha-de-vaca) – É depurativo e age contra o diabete, cura os males dos rins e a prisão de ventre.

PAU PEREIRA – Para falta de apetite, febre e digestões difíceis.

PAU-AMARGO – Contra febre amarela, malária e diabetes. Indicado também contra indigestões, febres intestinais, gases e diarreia.

PAU-D´ALHO – O chá de suas folhas faz efeito rápido contra blenorragia e vermes. Previne hemorroidas e doenças de pele.

PAU-DE-COLHER – O chá das folhas ou cascas retarda e modera os batimentos do coração.

PAU-FERRO – O chá feito com o cozimento da casca é depurativo e produz bons resultados nos casos de diabetes, gota, reumatismo e sífilis.

PEROBA-ROSA – Contra infecções causadas por germes e picadas de insetos, especialmente contra a malária.

PEROBINHA DO CAMPO – Nas enxaquecas e afecções nervosas.

PERPÉTUA – Nas afecções das vias respiratórias.

PERSICÁRIA – Excelente diurético.

PICÃO – Contra reumatismo, doenças da bexiga e dos rins, males do estômago e hepatite.

PICÃO COMUM - Possui ação eficaz sobre o fígado e bexiga. Bom para icterícia.

PIPER CUBEBA – Nas inflamações e irritações das vias urinárias.

PIPI – Depurativo, antifebril, antiespasmódico, diurético e depurativo.

PITA – Purifica o sangue, limpa e fortalece o estômago.

PITANGUEIRA – Antifebril e antigripal. Também utilizado contra reumatismo e gota.

PLUMÉRIA – Nas doenças ovarianas e uterinas. Em altas doses apresenta ação purgativa.

POEJO – Expectorante, para acidez e ardor do estômago, arrotos, catarros em geral, debilidade do sistema nervoso, diarreia, enjoo, insônia, menstruação irregular e gases.

PRÍMULA – Depurativa do sangue, tem indicação contra gota e no reumatismo, é bom calmante. A raiz é eficaz contra as pedras da bexiga e  rins.



Q
QUÁSSIA – Indicado nos casos de blenorragia, cálculos do fígado e dos rins, debilidade do estômago e flatulência.

QUEBRA PEDRA – Combate cálculos do fígado, dos rins e bexiga. É bom contra dores das juntas e distúrbios da próstata.

QUINA – É febrífuga, tônica, combate as doenças do estômago, fraqueza e diabete.

QUINA DO MATO – Tônico do sistema nervoso. Combate febres em geral.

QUITOCO – Contra bronquite, reumatismo e flatulência.


R
RABO DE BUGIO – Combate as doenças da pele, dermatose e sarna. É muito usada contra a sífilis.

RAIZ DE ANIL – No tratamento da leucorréia, moléstias do útero, corrimento e inflamações decorrentes destes males.

RAIZ DE BARÔA – Bronquites, tosses, asma e nos portadores de tuberculose.

RAIZ DE CAIXETA – Nas diarreias agudas ou crônicas.

RAIZ PRETA – Diurético e depurativo, nos reumatismos e gonorreia.

RINCHÃO – Sua raiz é cicatrizante, por isso é boa para curar úlceras. É tônico estomacal e estimulante das funções intestinais.

ROBÍNIA – Combate a acidez, as cólicas, as flatulências e as dores no estômago.

ROMÃ – É refrescante, combate a difteria, as inflamações gastrointestinais e das vias urinárias.

S
SABUGUEIRO – Anti-hepático, diurético e sudorífico.

SALSA – Indicada contra os males dos rins, bexiga, pulmões, inflamações dos olhos, intestinos e fígado.

SALSAPARRILHA – Depurativa, diurética e sudorífica. É empregada para combater as enfermidades venéreas, sífilis, gota, reumatismo, pedra nos rins e bexiga e dores nos ossos.

SALVA DE MARAJÓ – É sudorífica, tônico e estimulante. É também usada contra as oftalmias.

SALVA DO RIO GRANDE DO SUL – Serve para fortificar o cérebro, os nervos e histerismo. É antiabortiva e fortifica o útero.

SÁLVIA / SALVA – Atua no sistema nervoso, combate as dores de cabeça, catarro pulmonar, inflamação na garganta e boca, gases, bronquite e resfriados.

SAMAMBAIA – Reumatismo articular ou agudo.

SASSAFRÁS – Depurativa e sudorífica, usada nas dermatoses, artrite, gota, reumatismo e sífilis.

SEMPRE VIVA DOS TELHADOS – Suas folhas são adstringentes, por isso, o chá com a infusão delas é bom para as afecções cardíacas, hemorroidas, hemorragias, escorbuto e reumatismo.

SENE - Laxativo, regulador intestinal e combate a obesidade. 

SENSITIVA – Para combater as afecções do fígado, reumáticas e a prisão de ventre.

SERPÃO – O chá feito com o cozimento de toda a planta é bom para bronquite, coqueluche e diarreia.

SETE SANGRIAS – Excelente contra a arteriosclerose, hipertensão arterial e palpitações do coração. É depurativo do sangue, limpa o estômago e os intestinos.



T
TAMARINDO – O chá feito com a pupa do fruto é refrescante, adstringente e calmante. Atua nas moléstias inflamatórias e febris, nas cólicas, disenteria e na diarreia.

TAPIXIRICA – Suas folhas em infusão são empregadas nas palpitações do coração e afecções das vias urinárias.

TINGUACIBA – O chá da casca é remédio eficaz contra febres intermitentes. Em doses maciças combate as cólicas intestinais.

TRAPOERABA – O chá das folhas produz bom resultado nos casos de angina, hidropisia, retenção de urina e reumatismo.

TRÊS FOLHAS VERMELHAS – O chá de sua casca combate febres intermitentes.

TREVO-CHEIROSO – O chá de toda planta é empregado nas afecções gástricas, nervosas, amenorreia e reumatismo.

TUIA – Combate pólipos uterinos e intestinais, erupções da pele, nevralgias da face, reumatismo, inflamações nas gengivas e males do peito. É preventivo contra o câncer.

U
ULMÁRIA – Indicada nas afecções dos rins e bexiga, nas febres e hemorroidas. Por ser excelente diurético, elimina as impurezas do organismo que causam essas doenças.

UMBAÚBA – Contra as afecções das vias respiratórias, bronquite, tosse, coqueluche e enfraquecimento do coração.

URTIGA-BRANCA – Excelente remédio contra os catarros das vias respiratórias, hemorragias, leucorréia, menstruação irregular e regulador intestinal.

URTIGÃO – O chá da raiz é bom contra a leucorréia, anúria e disúria.

URUCUM – O chá de suas sementes, por infusão, é expectorante. Recomendado nas moléstias do peito e indicado para o coração.

V
VASSOURA – Indicado nas afecções pulmonares, bronquite, tosse e tuberculose.

VASSOURINHA – Ajuda a expulsar o catarro brônquico, sendo bom ainda, nos casos de bronquite e para regular a menstruação.

VASSOURINHA DO CAMPO – Combate as afecções cardíacas e sífilis.

VELAME BRANCO – O chá de sua raiz é depurativo e anti-sifilítico.

VERÔNICA – Combate a retenção urinária, favorece a expectoração, afecções pulmonares, icterícia, areias, cálculos dos rins, bexiga, fígado e febres intermitentes. O chá deve ser preparado com toda planta por infusão.

VERÔNICA-DO-IGAPÓ -  Com sua entrecasca prepara-se um chá bom contra bronquite.

VIOLETA – Folhas e flores em infusão, serve para fazer gargarejos contra inflamações na garganta. Combate tosse, bronquite, sarampo, conjuntivite, artrite e é sudorífica. Recomendada ainda na cura do câncer e úlceras internas.

VITIVER – Diaforético e estimulante empregado nas enxaquecas e nevralgias.



CHÁ TRADICIONAL:

A erva é depositada em água fervente, onde é deixada por cerca de 30 segundos com o recipiente tampado, após apagar o fogo e deixar o recipiente tampado por alguns minutos.



INFUSÃO:

Coloca-se a planta no fundo do recipiente e despeja-se a água fervente sobre a mesma. A vasilha deve permanecer tampada durante 10 a 15 minutos, período durante o qual serão extraídas as substâncias medicamentosas. Excelente para flores, pétalas e folhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário